domingo, 31 de janeiro de 2010

BIOS Firmware


O BIOS (Basic Input/Output System) contém instruções básicas para interagir com os módulos de hardware, tais como os controladores da motherboard. O BIOS é um software que é executado por um computador quando é ligado pela primeira vez.
 

A motherboard contém um chip de BIOS com a forma de uma onboard PROM, EPROM ou memória flash. Quando o computador é ligado, ele executa os testes de diagnóstico sobre os dispositivos de hardware do computador, como o disco rígido, FDD, e a memória. Ele procura por outros BIOS nas placas plug-in, e cuida deles. Em seguida, carrega o sistema operativo e passa o controlo para o OS. O BIOS aceita pedidos dos drives, bem como das aplicações, como mostrado na figura abaixo:

O BIOS é também conhecido como PC firmware por ser integrado na motherboard

Firmware em cartões de adaptador: Um computador pode conter vários chips de BIOS firmware. O BIOS da motherboard é normalmente usado para acessar aos componentes básicos de hardware como o teclado, drives de disquetes e os controladores do disco rígido. Os adaptadores de cartões como SCSI, RAID e placas de vídeo podem incluir no seu software um próprio BIOS.


O Firmware é geralmente disponíveis em diferentes formas:

1. EPROM (Erasable Programmable ROM), para a actualização da BIOS usando a EPROM, pode precisar de obter um novo chip do fabricante. 

2. EEPROM (Electrically Erasable Programmable ROM), pode actualizar o firmware utilizando uma BIOS EEPROM usando "boot to floppy", e executar o programa de actualização do firmware. 
3. Flash ROM - Mais rápido a reescrever o chip.

Os chips de BIOS típicos usados em motherboards
é mostrado na figura abaixo. Embora seja um tipo de pacote quadrado-PLCC, os chips de BIOS vêm em formas diferentes. A Figura 2 mostra o BIOS após a inserção no soquete:

                 
chip do BIOS    chip do BIOS após a inserção no soquete
                                
Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário