quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Registadores internos do processador

Para entender como um processador executa programas, precisamos de conhecer a sua arquitectura interna do ponto de vista do software. Dentro de um processador existem vários circuitos chamados de registadores. Os registradores funcionam como posições de memória, porém o seu acesso é extremamente rápido, muito mais veloz que o da cache L1. O número de bits dos registadores depende do processador:

- Processadores de 8 bits usam registadores de 8 bits
- Processadores de 16 bits usam registadores de 16 bits
- Processadores de 32 bits usam registadores de 32 bits
- Processadores de 64 bits usam registadores de 64 bits

Todos os registadores têm uma linguagem em códigos numéricos na memória. Cada código significa uma instrucção. Por exemplo, podemos ter uma instrucção para somar o valor de AX com o valor de BX e guardar o resultado em AX. As instrucções do processador que encontramos na memória são o que chamamos de linguagem de máquina.
Nenhum programador consegue criar programas complexos usando a linguagem de máquina, pois ela é formada por códigos numéricos. É verdade que alguns programadores conseguem fazer isso, mas não para programas muito longos, pois tornam-se difíceis de entender e de gerenciar.
Em vez disso, são utilizados códigos representados por siglas. As siglas são os nomes das instrucções, e os operandos dessas instrucções são os registadores, valores existentes na memória e valores constantes. Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário